ECONOMIA CIRCULAR DO PLÁSTICO – Virada Sustentável São Paulo
Sem dúvidas, um dos painéis mais interessantes que a VIRADA SUSTENTÁVEL SP discutiu, foi o da economia circular do plástico. Neste contexto, a BRASKEM e a AMBEV esclareceram vários pontos interessantes da cadeia mais polêmica e condenada pelos ambientalistas no momento.
Desta forma, enquanto apenas más notícias reverberam, com cenários desastrosos e projeções amedrontadoras como a de que teremos mais plástico do que peixes no oceano até o ano de 2050, observamos dois pontos positivos que representam um movimento proativo da indústria na reversão da poluição plástica do planeta.
Deste modo, a primeira boa notícia é que a BRASKEM tem investido em reciclagem química! Mas afinal, você sabe o que seria isso?
Como são os processos de reciclagem do plástico?
Em suma, existem dois processos de reciclagem, por meio de mecânica energética ou química.
Basicamente, hoje, a principal reciclagem de plástico é feita mecanicamente. Onde por sua vez, os plásticos são separados por tipo, triturados, lavados e secados.
Por conseguinte, para virar matéria-prima reciclada pronta para voltar à indústria, passam pela extrusão. Neste processo, são fundidos por um método de aquecimento e em seguida resfriados e cortados. Gerando pequenas bolinhas ou grânulos.
Já a reciclagem química, envolve o processo de despolimerização. Que tem como objetivo, transformar os tipos de plásticos em novas substâncias químicas. Ou até mesmo, em suas próprias matérias-primas.
Em síntese, a vantagem é que esse tipo de reciclagem, pode ser aplicada a plásticos com maior dificuldade de serem reciclados pelo processo mecânico. Logo, apresentando um melhor desempenho que outros tipos de reciclagem, evitando assim, impactos ambientais negativos.
Outra boa notícia, é que a AMBEV lançou, em 2018, um programa que busca novas ideias para ajudar a empresa a cumprir suas metas de Sustentabilidade para o ano de 2025. Sendo este, é a ACELERADORA SUSTENTABILIDADE 100+.
Em resumo, o portal é aberto, não necessita de edital de convocação e a qualquer tempo pode-se submeter projetos pelo link ou clique na imagem abaixo. Acesse e conheça!
Ações que promovem a Economia Circular do Plástico
Além da criação do programa, a empresa investe em economia circular e teve o GUARANÁ ANTARCTICA como o primeiro produto da marca a usar embalagem 100% reciclada. Que por sua vez, foi utilizada em mais da metade da produção.
Assim como, o Guaraná Antarctica, a empresa também adotou a mesma postura em outros produtos, como a linha do energético Fusion e a Soda Limonada.
Para se ter uma ideia, a produção desse tipo de embalagem, consome 70% menos energia e 20% menos água em relação ao material virgem. Sendo assim, uma ótima forma de promover a economia circular.
Normalmente, a reciclagem necessita de coleta seletiva e logística reversa eficientes. Enquanto a reutilização, pode ser desenvolvida com coleta e fabricação local de produtos.
Isso nos levou a refletir quanto tempo vai levar para que uma atividade como a de REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS, por exemplo, seja considerada como um tratamento de resíduo. Afinal, atividades que usam baixa tecnologia e atuam em pequena escala, podem atingir bons resultados e contribuir com uma destinação criativa para grande parte desses plásticos.
Concluímos que todas essas questões são bem positivas. No entanto, sentimos que a economia circular está fechada em um único círculo. Que por sua vez, leva as embalagens direto para a indústria da reciclagem.
Para conhecer outras ações de reciclagem e como você pode ajudar o meio ambiente, acesse o nosso canal do Youtube e confira! Já para se manter informado sobre essas e outras informações, assine a nossa Newsletter!
Conheça nosso canal no YoutubeNossa Newsletter
Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.