COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021
As mudanças climáticas estão batendo na nossa porta e encontros internacionais estão ocorrendo com mais frequência na tentativa de deter as eminentes projeções de aquecimento global atuais.
Recentemente tivemos a COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021, que aconteceu entre os dias 1 e 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia, e contou com a participação de quase 200 países.
As discussões enfatizaram a urgência de uma rápida redução nas emissões de carbono, a necessidade de alcançar o objetivo de 45% de redução até 2030 (em relação aos patamares de 2010), e ter em 2050 as emissões neutralizadas globalmente.
Entendendo as mudanças climáticas
Você deve estar ouvindo falar muito mais em mudança climática hoje, do que há pouco tempo, talvez a pandemia do COVID-19 causada pelo coronavírus, tenha nos afetado tanto que outras questões com potencial de proporcionar mal estar na população estão ganhando espaço na mídia.
Todos os dados apresentados nessas conferências podem nos deixar confusos, e até em dúvida se isso é algo que precisamos saber mesmo ou é só uma coisa que a gente pensa que o governo vai resolver.
Pensando nisso, trazemos para você algumas ações que praticamos por aqui e tem nos tirado das dúvidas, ampliado nossa consciência e nos colocado em ação.
4 jeitos de se colocar em ação e entender o que está acontecendo
Apoie as causas indígenas
No Brasil, 85% da população vive em 1% do território nacional. A maioria da nossa terra e da nossa água estão sendo exploradas e servindo de matéria prima para produção de agricultura e pecuária que são vendidos para outros países.
Os povos originários são os únicos que se dispõe a cuidar e lutar para que nossas terras permaneçam intocadas. Cada vitória conquistada reflete em preservação e regeneração da Natureza e consequentemente da nossa própria vida.
Recomendamos alguns perfis para ampliarmos a nossa escuta, conheça e apoie sempre que possível: @chirleypankara @dorricojulie @celia.xakriaba @katumirim
Informe-se sobre tema
O assunto é complexo e tem muita coisa difícil mesmo de entender. A saída é buscar por fontes que tenham uma narrativa mais direta e menos técnica, e ainda, deixar de lado aquelas que podem ser tendenciosas. Indicamos três perfis que seguimos e trazem muita informação confiável:
((o))eco é um site de notícias que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil. Você pode acompanhar pelo link: oeco.org.br
Sustentaoquê, é uma rede de conteúdo liderada por Daniela Delfini, ativista, ecofeminista e consultora em sustentabilidade que nos últimos quatro anos criou um conteúdo muito rico fundamentado em pesquisas e entrevistas com especialistas. Para conhecer, visite as guias do instagram @sustentaoque.
Vozes do planeta é um podcast recheado de entrevistas com temas socioambientais, as vozes pela natureza e muitas histórias. Um dos primeiros sobre o tema no Brasil, é apresentado pela jornalista Paulina Chamorro @pauli_chamorro. Siga o perfil @vozesdoplaneta.podcast e tenha acesso aos episódios.
Coloque em prática as ações que aprende
Precisamos de todo mundo colocando em prática pequenas ações, todos os dias. As nossas escolhas são fundamentais para a transformação global. Acredite! Por mais básicas que pareçam – e sejam – podem construir um mundo novo.
Separamos três fontes de inspiração para você não desanimar na jornada e ainda, aprender como pode praticar mais.
Espalhe flor por onde for é uma série no youtube da Lixiki, gravada por Ana Borba, onde ela compartilha de forma bem intimista suas atividades caseiras de cuidado com o lixo e redução de consumo. Você pode acessar a série por esse link: https://www.youtube.com/lixiki
Escolhas exponenciais são aquelas individuais que geram resultado coletivo, elas foram sistematizadas pelo movimento Imagine 2030 e são a base de transformação das pessoas que estão construindo hoje um futuro radicalmente diferente como propõe a Agenda 2030 da ONU. Conheça a curadoria que fizemos:
????Cultive plantas em casa ????Prefira carro compartilhado ????♂️Andar a pé
????Use máquina de lavar com tiver roupas o suficiente pra encher ????Consumir produtos orgânicos
????Consumir produtos orgânicos ????Use sacolas retornáveis ????????Cozinhe ao invés de pedir comida
????Não use talheres e embalagens descartáveis ????Use menos papel
????Lave sua louça com auxílio de uma em uma bacia de água ????Comprar de pequenos produtores
❌Reduzir o desperdício de alimentos ????Passar mais tempo na natureza ????Reutilize o máximo de materiais possíveis.
E por último, mas não menos importante, deixamos o convite para você participar da nossa comunidade Reutilizar Transforma. O nosso manifesto que nasceu com vida própria! Um site de compartilhamento de práticas de reutilização de materiais, por lá você pode compartilhar a sua prática e conhecer as práticas de outras pessoas. Participe! Acesse o endereço: reutilizartransforma.com.br
Converse com mais e mais pessoas
“A mudança é uma conversa entre você e o mundo ao seu redor.”
Ana Borba
Quando você conversa, você aprende através da experiência do outro e ainda através da sua própria experiência. Quantas vezes você já aprendeu algo pelo simples fato de estar compartilhando um aprendizado com alguém?
Por esse motivo, converse!
Todos os meses temos promovido uma roda de conversa sobre temas diversos que rodeiam o mundo da reutilização de materiais, se você ainda não participou da nossa roda, só vem! É um encontro muito bacana, um espaço de troca e de confiança, a roda é online e gratuita.
Tá vendo? Sempre dá pra dar um jeitinho 😉
Esperamos que tenham gostado dessas dicas que separamos! Se você tem mais alguma coisa para compartilhar, não hesite em deixar o seu comentário.