As sacolas retornáveis, mais conhecidas como Ecobags, estão se tornando cada vez mais populares e amplamente utilizadas em todo o mundo, o que é incrível, uma vez que seu objetivo sempre foi reduzir o uso de plástico.
Para ter uma ideia da importância dessas sacolas: em média, estima-se que uma ecobag dure cinco anos, o que equivaleria a cerca de mil sacolas plásticas utilizadas por uma única pessoa (considerando que o plástico pode levar até 300 anos para se decompor, é um número alarmante).
No entanto, por outro lado, observamos um alto consumo de ecobags que não são tão sustentáveis assim. Hoje, na Lixiki, queremos instigar uma reflexão sobre esse assunto.
A grande maioria das ecobags produzidas atualmente é feita de algodão e outros materiais que ainda requerem muitos recursos naturais para serem fabricados. O algodão, por exemplo, é uma fibra natural, mas antes de se tornar uma sacola, precisa ser plantado, cuidado, colhido e manuseado.
Todo esse processo demanda terras para cultivo (o que pode incentivar o desmatamento), e mesmo sendo materiais biodegradáveis, eles não reutilizam o que já está disponível.
Agora, pense: quantas vezes vamos ao supermercado e esquecemos de levar nossa ecobag? Muitas, não é mesmo? Se toda vez que formos ao mercado precisarmos comprar uma nova ecobag que não foi produzida de forma sustentável e reutilizável…
Quando estaremos verdadeiramente ajudando a nós mesmos e à Natureza?
Por esses e muitos outros motivos, criamos o NossaLona na Lixiki. Este projeto consiste na produção de sacolas retornáveis a partir de lonas, banners de eventos e outros resíduos têxteis que seriam descartados como lixo, mas que possuem uma durabilidade e qualidade incríveis.
O projeto NossaLona tem como objetivo a reutilização, o que contrasta com a produção de ecobags convencionais feitas com matéria-prima proveniente da Natureza ou produzidas em massa na China, resultando em sacolas menos duráveis e sustentáveis.
Mas então, qual seria a solução para diminuir o consumo de ecobags?
Primeiramente, devemos cuidar das sacolas retornáveis que já possuímos e sempre tê-las à mão para evitar a necessidade de adquirir uma nova devido ao esquecimento em casa.
Aliás, já pensou em ter sacolas feitas desses materiais reutilizados, extremamente duráveis, disponíveis para aluguel em supermercados e lojas?
Essa seria uma alternativa incrível para aqueles que frequentemente esquecem de levar sua ecobag, mas compreendem a importância de reduzir o consumo tanto de sacolas convencionais quanto do acúmulo de ecobags em casa.
Acreditamos que existem soluções muito mais criativas e ecologicamente corretas a serem adotadas, e queremos incentivar você a agir nesse sentido.
Reavaliar o consumo e a utilização dos recursos disponíveis é um trabalho coletivo e diário. Vamos juntos rumo a um mundo mais saudável?