Um jogo de tabuleiro onde o vencedor é o planeta, mas a sua empresa é peça chave.

Aprenda de forma lúdica como adotar os princípios de ESG e tornar a sua instituição sustentável.

ESG: um desafio, mas também uma solução.

ESG é uma sigla que está muito em voga num mundo cada vez mais pautado pela urgência de soluções sustentáveis. Ela representa três eixos importantes para as empresas avaliarem suas abordagens ambientais, sociais e de governança. 

Reproduzir vídeo

Cada letra da sigla representa, em inglês, um desses critérios:

E de "Environmental" (Ambiental)

aborda as atividades da empresa sobre o meio ambiente, o que inclui suas emissões de carbono, o consumo dos recursos naturais e a poluição gerada.

S de "Social"
(Social)

aborda as atividades da empresa na sociedade como um todo, o que contempla as relações trabalhistas, as questões dos direitos humanos, a preocupação com a diversidade, a inclusão no trabalho, a saúde, o bem-estar e a segurança dos colaboradores.

G de "Governance" (Governança)

a maneira como a empresa é administrada, o que abrange valores como a transparência, a ética e a responsabilidade corporativa.

O conceito de ESG ganhou destaque na última década, especialmente entre investidores e analistas financeiros. Hoje, temos a certeza de que adotar práticas sustentáveis e éticas é a única chave para garantir a sobrevivência da espécie humana no planeta.

Por isso, as empresas passaram a ser avaliadas não apenas pelo seu desempenho e seus resultados financeiros, mas também pelos seus impactos sociais e ambientais.

As empresas que apresentam uma boa performance em termos de ESG tendem a ser mais resilientes, atraem mais investimentos e conquistam uma reputação melhor entre os consumidores e outros stakeholders.

Mas como adquirir esses conhecimentos e adotar boas práticas?

É inegável que o conceito de ESG não é mais apenas um diferencial, mas uma urgência para as empresas. Num futuro muito próximo, quem não conseguir se adequar, vai ficar para trás.

E aí, surge o questionamento: como adaptar sua organização para essa demanda inadiável? O ESG Game surge como uma resposta para essa questão.

Trata-se de um jogo de tabuleiro gigante com a temática ESG para ser jogado no ambiente corporativo. Assim, os colaboradores da empresa aprendem brincando os principais conceitos, facilitando a transição. 

O mais interessante é que os próprios colaboradores da empresa assumem o protagonismo do jogo e desempenham um importante papel rumo às boas práticas de sustentabilidade no ambiente corporativo. 

O jogo foi desenvolvido especialmente para trazer informações sobre ESG de forma leve, didática e divertida. Sua abordagem inovadora propaga conceitos essenciais a respeito de um tema impreterível para nosso futuro como sociedade, sem adotar um discurso burocrático ou alarmista. 

O ESG Game é um jogo democrático, adaptável a qualquer contexto ou segmento. Ele é indicado para empresas de todos os portes e nichos, desde que estejam comprometidas em adotar hábitos sustentáveis, responsáveis e éticos. Entre as principais áreas beneficiadas estão as de RH, de T & D, de Responsabilidade Social e de endomarketing.

Transformar o mundo, um dado de cada vez.

O ESG Game é totalmente colaborativo e tem regras simples e acessíveis.

O tabuleiro, construído em uma escala gigantesca, é composto por 54 casas hexagonais.

Para jogar, os times de até oito participantes lançam os dados e percorrem as casas. Nesse percurso, encontrarão perguntas, desafios e casas sorteadas. O objetivo é dominar o maior número de casas até o fim do jogo ou no tempo limite determinado.

Com vistas às metas e objetivos globais para 2030, todos os desafios do jogo são baseados em questões de ODS e ESG.

As perguntas podem ser personalizadas pelo cliente, para que se adaptem à sua realidade. 

Algumas delas são fechadas, com alternativas de resposta, enquanto outras são abertas, para que os participantes possam responder livremente.

As regras do jogo são as seguintes:

  • Cada grupo de até oito pessoas começa com sua peça em um ponto diferente do tabuleiro,  previamente determinado.
  • Por ordem de sorteio, os grupos começam a jogar.
  • A cada rodada, os participantes jogam o dado em sua vez de jogar, e avançam o número de casas correspondente.
  • Os jogadores podem escolher para qual dos seis lados do hexágono querem se movimentar.
  • Na casa onde o dado cair, haverá uma pergunta, um desafio a ser cumprido, uma meta de ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) ou uma carta de “deu bom/deu ruim”. Nesse caso, se cair numa carta “deu bom”, o grupo conquista a casa; mas, se cair uma carta “deu ruim”, o grupo não pode conquistá-la. 
  • Caso o participante acerte a resposta ou consiga cumprir o desafio proposto, conquista aquela casa. Se errar ou descumprir o desafio, permanece na casa, mas sem conquistá-la.
  • Quando o grupo para numa casa que já havia sido conquistada, permanece nela sem conquistá-la.
  • Caso o dado caia numa meta de ODS, o grupo terá um minuto para sugerir uma ação prática do dia a dia que ajude a atingir aquela meta.
  • O jogo termina quando todas as casas, ou um número predeterminado delas, tiverem sido conquistadas. Alternativamente, a partida pode terminar após um tempo pré-definido (por exemplo, 50 minutos ou uma hora de jogo). 
  • Em teoria, vence o grupo que tiver o maior número de casas conquistadas no final, mas, na prática, vencem a empresa e o planeta.

12 motivos

para levar o ESG Game em sua empresa

Gamificação é uma técnica que consiste em aplicar elementos de jogos no ambiente de trabalho, como forma de motivar os profissionais, incentivar o engajamento e fomentar a aprendizagem de uma maneira mais envolvente do que um simples workshop.

Nesse sentido, um jogo temático sobre ESG e Sustentabilidade é uma solução que, ao mesmo tempo em que entretém e engaja as equipes da empresa, ajuda a propagar noções e conceitos importantes sobre o tema. Tudo isso de uma forma lúdica e criativa.

Além desses benefícios, o jogo é esteticamente lindo! Decididamente, nossos designers capricharam!

1

O ESG Game é uma iniciativa pioneira no mercado: você não vai achar nada parecido por aí!

2

É democrático: pode ser adaptado para empresas de todos os portes e segmentos de atuação.

3

É uma maneira prática de apresentar aos colaboradores os critérios de ESG e conscientizá-los de sua importância. 

4

Ensina os conceitos de forma lúdica e acessível, sem “corporativês”.

5

Serve como complemento às ações que a empresa já realiza em relação ao ESG, como palestras, treinamentos e oficinas.

6

Ajuda a empresa a se posicionar no mercado como social e ambientalmente responsável;

7

Constitui uma vantagem competitiva para a organização.

8

É uma alternativa inovadora e simples de ser implementada em qualquer empresa. 

9

O valor é acessível, com um ótimo custo-benefício. 

10

Quem desenvolveu foram duas empresas especialistas no tema.

11

É divertido e engaja as equipes e melhora o clima organizacional.

12

Uma ação perfeita para seu evento sustentável.

Quem já jogou o ESG Game

Confira o que nossos clientes têm a dizer sobre o jogo:

Perguntas Frequentes

Restou alguma dúvida sobre o ESG Game e seus benefícios?
Confira se a resposta à sua pergunta está listada a seguir:

Os critérios ESG se tornaram uma demanda cada vez mais importante dos investidores, clientes, fornecedores e da sociedade como um todo.

Eles representam uma forma de avaliar o desempenho do negócio em relação a questões ambientais, sociais e de governança, fatores cada vez mais relevantes para a reputação das empresas.

Assim, empresas que se destacam nesses critérios tendem a atrair mais investimentos e ter um desempenho melhor na Bolsa de Valores.

Além disso, são mais bem avaliadas pelos consumidores, que estão cada vez mais exigentes em relação a essas pautas.

Outra vantagem é a redução de riscos: empresas que se adaptam aos critérios de ESG têm menos riscos de enfrentar processos judiciais, tomar multas e sofrer danos à sua imagem.

Finalmente, empresas que se adaptam aos critérios de ESG tendem a ser mais inovadoras e ganham uma importante vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não se preocupam com esses temas.

Qualquer empresa! Independentemente do porte, do número de funcionários ou da área de atuação, seu negócio pode se beneficiar do jogo.

A estrutura do ESG Game consiste num tabuleiro gigante, surpreendente, desafiador e sustentável. 

As regras, em si, são bem simples. Os participantes são divididos em grupos de até seis pessoas, jogam os dados e se movem em diversas direções. Como em qualquer jogo de tabuleiro, os jogadores devem cumprir as tarefas propostas nas casas onde o dado parar. 

A ideia é que, ao final do jogo, as equipes tenham acumulado muito conhecimento sobre o tema ESG e estejam aptas e adotar boas práticas no dia a dia da empresa. 

Toda a ação é supervisionada pela nossa equipe. No dia marcado para a realização do jogo, oferecemos duas mini palestras introdutórias: uma sobre a importância do brincar e outra sobre o ESG propriamente dito.

O ESG Game não é para:

  • Pessoas físicas
  • Grupos muito grandes ao mesmo tempo
  • Empresas conformadas em ficar para trás e que não se preocupam em construir um bom posicionamento no mercado
O ESG Game é personalizável e pode ser adaptado para o contexto de sua empresa.  Para solicitar um orçamento, entre em contato.

O ESG Game é um jogo pioneiro e exclusivo.
Ao contratá-lo para jogar em sua empresa, você vai garantir:

Criado por: