Saiba reutilizar materiais não recicláveis como a lona
Como é possível reaproveitar os materiais não recicláveis?
Atualmente a reciclagem é considerada uma das principais ações sustentáveis por contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente. Saiba que é possível reutilizar materiais não recicláveis como a lona e contribuir para a redução do lixo gerado pela humanidade.
Muito embora exista uma gama enorme de informação à disposição sobre materiais recicláveis, muitas pessoas não sabem que alguns materiais, por motivos técnicos, não podem ser reaproveitados após o uso: são os materiais não recicláveis como a lona.
Através do projeto “Nossa Lona” é possível aprimorar a vida útil de materiais não recicláveis e sem valor comercial, de modo a contribuir com a sustentabilidade do planeta. Conheça a seguir o objetivo desse projeto criado pela Lixiki.
A Lona Transforma
Com mais de 10 anos no mercado de transformação residual, a Lixiki apresenta as melhores alternativas em reaproveitamento de materiais. Foi dessa forma que recebeu a proposta de um projeto para transformar banners com obras de artistas em novos produtos. A exposição fazia parte do evento “Imagine 2030 na Virada Sustentável de São Paulo”.
A ação promovida pelo “Imagine 2030” que ocorreu em setembro de 2019, expôs banners que continham obras de artistas como Pedro Veneziano, Paola Saliby e Victor Aguiar Magalhães, que foram expostas no canteiro central da Avenida Paulista. O evento aconteceu em parceria com a “Virada Sustentável de São Paulo”, um movimento referente a sustentabilidade e que percorre algumas cidades do Brasil.
O “Imagine 2030”, foi criado pelo Imagina Coletivo, uma organização sem fins lucrativos com atuação desde 2012. O seu objetivo é ativar o poder de transformação das pessoas através da imaginação, fortalecer a narrativa da Agenda 2030, gerar oportunidades de engajamento direto a quem quer dar o primeiro passo para construir um futuro melhor.
Após o encerramento da mostra, o “Imagine 2030” escolheu o trabalho do “Nossa Lona” para que fosse feita a reutilização dos banners da exposição, transformando as obras dos artistas em bolsas, envelopes e nécessaires, permanecendo intacta a identidade do cliente na confecção dos novos produtos.
O “Nossa Lona” transforma e ressignifica resíduos de forma sustentável, contando com a colaboração de trabalhadores autônomos e ateliês independentes, como o das costureiras do projeto “Cardume de Mães”, gerando uma movimentação na economia.
O “Cardume de Mães” é um grupo de mulheres que compartilha a experiência em costura e design com outras mulheres, focando sempre na sustentabilidade. Na confecção do material recebido pelo “Nossa Lona”, a partir do projeto do “Imagine 2030”, as costureiras que participaram da produção foram: Herculânia Reis, Rosinha Matos, Francisca Laura e Eliane Marques.
A Transformação além das Lonas
Saiba de que forma você pode reutilizar materiais não recicláveis com o “Nossa Lona”, através do catálogo desenvolvido pelo projeto, apresentando as melhores alternativas em reaproveitamento de materiais como:
– Lonas de Banners e Outdoors de campanhas publicitárias;
– Fardamentos de Indústrias e Construtoras;
– Aparas da Indústria Têxtil;
O catálogo pode ser utilizado para a criação de produtos que retornam para o cliente como brindes corporativos, sendo uma ótima ideia para presentear colaboradores e clientes, com um trabalho muito bem elaborado e confeccionado a partir da reutilização.
É através do projeto “Nossa Lona” que a Lixiki mostra como é possível dar um novo significado a resíduos de forma sustentável. Além da colaboração para reutilizar materiais de grandes projetos, o “Nossa Lona” também desenvolve demandas específicas para clientes, e caso o produto que deseja utilizar não se apresente no catálogo, é possível a produção de novas peças.
Se você também quer contribuir com o meio ambiente de forma sustentável, reduzindo o descarte inadequado de materiais não reutilizáveis, saiba que o projeto “Nossa Lona” oferece a solução ideal a preço justo.
Conheça o Nossa Lona Conheça nosso canal no YoutubeNossa Newsletter
Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.